Deus de Maravilhas #1: Aurora Boreal e Via Láctea


                                                                                          Salmos 19: 1-5
1  "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mäos.
2  Um dia faz declaraçäo a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
3  Näo há linguagem nem fala onde näo se ouça a sua voz.
4  A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
5  O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.

O fotógrafo norueguês Terje Sørgjerd passou uma semana sobre a montanha mais alta da Espanha, El Teide, para captar imagens impressionantes do céu.
A sequência de imagens captadas ao longo de 170 horas foi montada no vídeo "A Montanha", que mostra a evolução da paisagem local a uma altitude de 3.718 metros. Em menos de um mês o vídeo já foi visto por mais de 9 milhões de pessoas nos sites Vimeo e YouTube.
As imagens captadas por Sørgjerd mostram a evolução da Via Láctea no céu em diversas fases do dia, vistas a partir do topo da montanha, no parque nacional de mesmo nome localizado nas Ilhas Canárias.
“O local é também uma de minhas ilhas favoritas, com uma variedade fantástica de natureza e paisagens. Sabia que se eu conseguisse colocar essas coisas juntas eu certamente inspiraria as pessoas”, disse o fotógrafo à BBC.
Sørgjerd diz que, para conseguir captar suas imagens, dormiu menos de dez horas ao longo da semana em que ficou sobre a montanha e enfrentou desafios como uma tempestade de areia vinda do deserto do Sahara. A visibilidade quase nula a olho nú não o impediu de capturar com sua câmera a luz das estrelas por trás das nuvens de poeira.

Sørgjerd já havia feito sucesso com um trabalho anterior, "A Aurora", no qual conseguiu capturar imagens da aurora boreal em um parque nacional no norte da Rússia, a temperaturas que chegavam a -25 graus Celsius.

“Depois do sucesso de 'A Aurora' me senti imensamente inspirado a fazer algo semelhante depois. A Via Láctea me pareceu um grande desafio e El Teide, a montanha mais alta da Espanha, me pareceu a locação perfeita”, diz o fotógrafo.
Sørgjerd conta que sua forte paixão pela natureza o levou a adotar como profissão em 2006 o antigo hobby.


Sobre a aurora boreal e austral: é um fenômeno ótico composto de um brilho observado nos céus noturnos somente nas regiões polares e ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético da Terra.

Quando ele ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando acontece no pólo sul é chamado de aurora austral. São mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.

Confiram mais trabalhos desse talentoso fotógrafo em: http://www.facebook.com/TSOPhotography

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente post! Parabéns!!!

Postar um comentário

Newer Posts Older Posts